Mediation

Publicado em 1 de junho de 2020, às 12:00 | Análises e Opinião

“Communicatio” é uma das primeiras palavras que um aluno de comunicação escuta. Assim como qualquer disciplina, a etimologia da palavra que define seu objeto de estudo é marco-zero para entender o que será observado. No caso de “communicatio”, observa-se logo duas palavrinhas: “partilhar” e “dividir”. Dois verbos sintetizam um termo complexo.

Ao mergulhar na palavra, chegamos a um consenso. Diz-se que “quem comunica, torna algo comum”. Ou seja, eu, como emissor, compartilho uma mensagem ao(s) meu(s) receptor(es). Mas isso em um contexto simples e sem mediador físico ou técnico. Estou de frente para o meu receptor. Não há nada entre nós, a não ser a voz.

Este fluxo, porém, tornou-se raro em 2020. A crise do coronavírus ascendeu ainda mais a presença de mídias técnicas em diálogos. Hoje, mais do que nunca, os mediadores integralmente estão entre nós. Eles carregam discursos, mas também levam afetos.

A tecnologia possui um papel fundamental na mediação. Já em Flusser, observamos como os instrumentos reconfiguraram o pertencimento do homem no espaço físico. A partir dessas ferramentas, que agiam como extensões de seu corpo, o homem pôde remodelar a natureza conforme suas necessidades. O mesmo é dito para a comunicação, que ganhou novos meios com o passar dos anos.

“Tornar comum” é fácil, na atualidade. Na era mediada por bits e bytes, o corpo humano se tornou um instrumento de input e output em ambientes semi-digitais. A socialização, durante a pandemia, tornou-se maquínica. E até mesmo o sexo, que busca, sobretudo, o contato, conectou-se através de sons e imagens. Signos.

É o império das imagens técnicas, onde um “oi” pode ser mediado até mesmo entre pessoas na mesma casa. Um planeta que, da noite para o dia, tornou-se completamente mediado. E ainda há quem se pergunte quando a era dos ciborgues chegará.

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *